Questões sobre premissas e conclusão

Qual é a definição de uma premissa em um argumento?
A suposição que é aceita sem evidência para apoiá-la.
A declaração que fornece a razão ou evidência para apoiar a conclusão.
A conclusão a que se chega após analisar as evidências apresentadas.
Uma opinião pessoal do autor do argumento.

Thomas Reid argumentava da seguinte forma para defender a existência da vida em outros planetas. Reid observa que existe uma série de semelhanças entre a Terra e os outros planetas em nosso sistema solar: todos orbitam e são iluminados pelo sol; vários têm luas; todos giram em torno de seu eixo. Em consequência, ele conclui que era razoável pensar que esses planetas poderiam ser o habitat de vários tipos de seres vivos.

Qual a premissa do argumento de Reid?
A Terra tem semelhanças com os outros planetas em nosso sistema solar.
Todos os planetas orbitam e são iluminados pelo sol.
Todos os planetas giram em torno de seu eixo.
Vários planetas têm luas em nosso sistema solar.

Posso dizer que sou amigo de Cláudia, porque temos os mesmos gostos.

Qual a premissa e a conclusão do argumento acima?
Premissa: Eu gosto de Cláudia; Conclusão: Temos os mesmos gostos e somos amigos.
Premissa: Eu e Cláudia temos os mesmos gostos; Conclusão: Eu e Cláudia somos parecidos.
Premissa: Eu sou amigo de Cláudia; Conclusão: Temos os mesmos gostos.
Premissa: Cláudia tem os mesmos gostos que eu; Conclusão: Eu sou amigo de Cláudia.

Qual é a conclusão do argumento de Reid?
Os planetas em nosso sistema solar giram em torno de seu eixo.
Vários planetas do sistema solar têm luas.
Os planetas do sistema solar são semelhantes a terra.
Os planetas em nosso sistema solar orbitam e são iluminados pelo sol.
Existe vida em outros planetas.

A dipirona baixou a febre da minha vizinha e de vários amigos que tomaram, então ela também deve baixar a minha febre.

Qual a premissa e a conclusão do argumento acima?
Premissa: A dipirona não baixou a febre da minha vizinha e de vários amigos que tomaram; Conclusão: A dipirona baixou a febre de várias pessoas.
Premissa: A dipirona baixou a febre da minha vizinha e de vários amigos que tomaram; Conclusão: Minha febre não será baixada pela dipirona.
Premissa: Minha vizinha e meus amigos tomaram dipirona; Conclusão: A dipirona é um bom remédio para baixar a febre.
Premissa: A dipirona baixou a febre da minha vizinha e de vários amigos que tomaram; Conclusão: A dipirona vai baixar minha febre.

Um novo relatório da ONG britânica Oxfam a respeito da desigualdade social no Brasil mostra que os seis brasileiros mais ricos concentram a mesma riqueza que os 100 milhões de brasileiros mais pobres. Os dados estão no relatório A Distância Que Nos Une, lançado nesta segunda-feira 25/09/2017 pela Oxfam Brasil.

Qual das alternativas abaixo indica corretamente por que o texto não pode ser considerado um argumento?
Porque não há uma premissa claramente estabelecida no texto.
Porque o texto se limita a apresentar informações sobre um relatório da ONG Oxfam, sem fazer uma inferência, tirar uma conclusão.
Porque o texto não apresenta fatos ou dados relevantes para sustentar uma conclusão.
Porque não há uma conclusão claramente estabelecida no texto.

“Todos os dias de sol são agradáveis, porque o calor é um convite ao convívio humano e o convívio é agradável”.

Qual é a premissa e a conclusão do texto acima?
Premissa: O calor é um convite ao convívio humano. Conclusão: Todos os dias de sol são agradáveis.
Premissa: O convívio é agradável. Conclusão: Todos os dias de sol são agradáveis, porque o calor é um convite ao convívio humano.
Premissa: Todos os dias de sol são agradáveis. Conclusão: O convívio é agradável, porque o calor é um convite ao convívio humano.
Premissa: O convívio é agradável, porque o calor é um convite ao convívio humano. Conclusão: Todos os dias de sol são agradáveis.
Qual é a relação entre a conclusão de um argumento e as premissas que o sustentam?
As premissas devem ser completamente diferentes da conclusão.
As premissas devem apoiar diretamente a conclusão.
As premissas são irrelevantes para a conclusão.
As premissas não precisam estar relacionadas à conclusão.